ic_fluent_arrow_reply_24_filledCreated with Sketch.
Voltar
Sobre

O LeV — Literatura em Viagem, em Matosinhos, está de volta, com a promessa de muitas viagens, tendo a literatura como pano de fundo e as 1001 histórias que Xerazade contou, entretendo Xariar durante tantas outras 1001 noites, como inspiração.

Ao longo de 7 dias, em modo digital, híbrido e presencial, o LeV assenta arraiais no Teatro Constantino Nery, em sua casa, um pouco por todo o mundo, recebendo escritores de várias partes do globo: do Brasil ao México, do Canadá à Irlanda. Sob a forma de entrevistas e conversas, acompanhe-nos nestas viagens literárias.

A edição de 2021 está melhor do que nunca e conta com grandes figuras do mundo literário e do conhecimento: de John Banville a Yann Martel (ambos Prémio Booker), de Laura Niembro, Diretora de Programação da Feira do Livro de Guadalajara, a Elvira Fortunato, Prémio Pessoa 2021. E isto é só o começo. Dos Estados Unidos da América, chega-nos Onésimo Teotónio de Almeida, professor da Universidade de Brown e Prémio Dom Dinis. Do Brasil, Conceição Evaristo, Prémio Jabuti. Do fundo da rua, o nosso Carlos Tê.

Saiba tudo em https://www.facebook.com/literaturaemviagem e faça check-in connosco. Viajamos leve, mas com os livros às costas.

De 10 a 16 de maio de 2021.

ic_fluent_arrow_reply_24_filledCreated with Sketch.
Voltar
Agenda

10 de Maio

Entrevista de vida a Luísa Costa Gomes

Modalidade: Online

Descritivo: Conversa de registo informal, descontraída, sobre o percurso e o trabalho de Luísa Costa Gomes.

Convidados: Luísa Costa Gomes

Moderador: Maria João Costa

21:30

11 de Maio

Entrevista de vida a Yann Martel

Modalidade: Online

Descritivo: Conversa de registo informal, descontraída, sobre o percurso e o trabalho de Yann Martel. Sessão em inglês.

Convidados: Yann Martel

Moderador: XXX

21:30

12 de Maio

Passaporte literário: Brasil

Modalidade: Online

Descritivo: Viagem aos grandes mares interiores (Brasil). Uma viagem às regiões mais remotas do Brasil, da Amazónia ao Rio Grande do Sul. Do calor da selva ao frio das pampas, como essas diferenças climáticas se fazem notar na literatura destes estados.

Convidados: Itamar Vieira Junior e Milton Hatoum

Moderador: Afonso Borges

21:30

13 de Maio

Entrevista de vida a John Banville

Modalidade: Online

Descritivo: Conversa de registo informal, descontraída, sobre o percurso e o trabalho de John Banville. Sessão em inglês.

Convidados: John Banville

Moderador: Filipa Melo

21:30

14 de Maio

Passaporte literário: México

Modalidade: Online

Descritivo: Uma conversa sobre a influência que a paisagem e a região podem ter na escrita e nos temas trabalhados nos romances de autores mexicanos. Sessão em espanhol.

Convidados: Ana García Bergua e Laura Niembro

Moderador: Maria João Costa

21:30

15 de Maio

Entrevista de vida a Francisco Seixas da Costa

Modalidade: Presencial, com streaming

Descritivo: Conversa de registo informal, descontraída, sobre o percurso e o trabalho de Francisco Seixas da Costa.

Convidados: Francisco Seixas da Costa

Moderador: Hélder Gomes

15:00

Viagem literária ao preconceito

Modalidade: Híbrida, com streaming

Descritivo: São muitos os preconceitos que encontramos na nossa sociedade e que influenciam a forma como nos relacionamos uns com os outros. De que forma é que estes preconceitos se traduzem na escrita? Será a literatura uma forma eficaz de combate desta problemática?

Convidados: Bruno Vieira Amaral e Conceição Evaristo

Moderador: Helena Teixeira da Silva

16:15

Entrevista de vida a Daniel Oliveira

Modalidade: Presencial, com streaming

Descritivo: Conversa de registo informal, descontraída, sobre o percurso e o trabalho de Daniel Oliveira.

Convidados: Daniel Oliveira

Moderador: Helena Teixeira da Silva

17:30

16 de Maio

Entrevista de vida a Elvira Fortunato

Modalidade: Presencial, com streaming

Descritivo: Conversa de registo informal, descontraída, sobre o percurso e o trabalho de Elvira Fortunato.

Convidados: Elvira Fortunato

Moderador: Joana Lobo Antunes

15:00

Viagem literária: Escrítica de escritores

Modalidade: Híbrida, com streaming

Descritivo: Cada livro, cada história, cada poema que é escrito reflete uma viagem interior. Feita primeiro pelo seu autor, é depois repetida (ou devemos dizer desfeita) pelo leitor. De que forma é que se mapeiam estas viagens?

Convidados: Marina Perezagua e Onésimo Teotónio Almeida

Moderador: Hélder Gomes

16:15

10 mulheres, 10 canções

Modalidade: Presencial, com streaming

Descritivo: Mesa de conversa com Carlos Tê sobre 10 mulheres fundamentais para a história da música pop. Conversa intercalada com canções interpretadas por Rui David.

Convidados: Carlos Tê e Rui David

Moderador: Tito Couto

17:30
ic_fluent_arrow_reply_24_filledCreated with Sketch.
Voltar
Oradores

Afonso Borges

Moderador

Afonso Borges é empreendedor cultural, escritor e radialista, nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1962. Desde 1986, dirige os trabalhos da AB Comunicação e Cultura sendo o responsável pela criação e curadoria do Sempre Um Papo, um projeto que, há 32 anos, realiza debates presenciais com autores seguidos de lançamentos de livros. Trata-se de um dos projetos mais respeitados de incentivo ao hábito da leitura do Brasil, que promove a difusão do livro e seu autor. Já atuou em mais de 30 cidades de oito estados brasileiros, além de ter sido realizador durante um ano na Casa da América, em Madrid, Espanha. Sob o comando de Afonso Borges, são mais de 6000 eventos, com um público presente estimado em 1 700 000 pessoas. É também responsável pela criação e curadoria do Festival Literário de Araxá — Fliaraxá — que em 2019 celebrou a sua oitava edição. Escreve em jornais desde os 16 anos e já trabalhou, alternando funções de colaborador, repórter e editor, em diversos meios de comunicação. Colaborou, como jornalista e investigador, nos livros Chatô — O Rei do Brasil (Companhia das Letras), de Fernando Morais, e O Desatino da Rapaziada (Companhia das Letras), de Humberto Werneck. Tem seis livros publicados: o infantil O Menino, o Assovio e a Encruzilhada (Editora SESI-SP, 2016), Retrato de Época (poemas, 1980), Bandeiras no Varal (poema-plaquete, 1983), Sinal de Contradição — Conversas com Frei Betto (Espaço & Tempo, Rio de Janeiro, 1988), e Profecia das Minas (poema-plaqueta, 1993). Em 2017 publicou o elogiado livro de contos Olhos de Carvão, pela Editora Record. Em 2012, foi curador da Bienal do Livro de Minas Gerais e da primeira edição do FLIBH — Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (2015). Pelo seu trabalho em prol da cultura e, em especial, pela leitura e literatura, recebeu diversos prémios e honrarias, entre eles, em 2011, a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, e, em 2017, o Prémio Bom Exemplo, da TV Globo, FIEMG e Fundação Dom Cabral. Afonso Borges faz, há 13 anos, segmentos diários de rádio no programa Mondolivro, atualmente na Rádio BandNewsBH. É colunista do portal O Globo e curador do Portal Mondolivro (mondolivro.com.br) onde reúne toda a sua produção intelectual e profissional.

Ana García Bergua

Convidada

Ana García Bergua nasceu na Cidade do México, em 1960. É romancista e cronista. Entre os seus romances e livros de contos contam-se Isla de Bobos, Rosas Negras e Edificio. Os seus livros já foram traduzidos para inglês, francês, alemão e esloveno. Membro do Sistema Nacional de Creadores de Arte, venceu em 2013 o Prémio de Literatura Sor Juana Inés de la Cruz pelo seu romance La Bomba de San José. Recebeu em 2016 o Prémio Nacional de Narrativa Colima por La Tormenta Hindú y Otras Historias. De acordo com José de la Colina, a sua obra é «realista, humorística e fantástica, um conjunto triplo que poucos escritores têm a sorte de ser e ela assim é». Colabora com os meios Letras Libres, Literal Magazine e Laberinto. O seu romance mais recente é Fuego 20.

Bruno Vieira Amaral

Convidado

Bruno Vieira Amaral nasceu em 1978 e licenciou-se em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE. Em 2002, uma temerária incursão pela poesia valeu-lhe ser selecionado para a Mostra Nacional de Jovens Criadores. Colaborou no DN Jovem, revista Atlântico e jornal i. É crítico literário, tradutor e autor do Guia Para 50 Personagens da Ficção Portuguesa e do blogue Circo da Lama. Com o seu primeiro romance, As Primeiras Coisas, Bruno Vieira Amaral conseguiu a rara proeza de arrecadar quatro importantes prémios da literatura portuguesa: Livro do Ano 2013 da revista TimeOut, o Prémio Fernando Namora 2013, o Prémio PEN Narrativa 2013 e, em 2015, o Prémio José Saramago. Em 2016, foi eleito uma das Ten New Voices from Europe, escolhidas pelos jurados da plataforma Literature Across Frontiers. Em 2017, a Quetzal publicou o seu segundo romance, Hoje Estarás Comigo no Paraíso, que recebeu, em novembro, o prémio «Obras Tabula Rasa 2016-2017» na categoria de ficção. Em 2018, ficou em segundo lugar no Prémio Oceanos 2018, uma das maiores distinções para literatura em língua portuguesa. Em 2018, publicou o livro de não-ficção Manobras de Guerrilha: Pugilistas, Pokémons e Génios (Quetzal). Em 2020, publicou o seu primeiro livro de contos: Uma Ida ao Motel (Quetzal).

Carlos Tê

Convidado

Carlos Tê nasceu no Porto em 1955. Licenciado em Filosofia na UP, tem repartido o seu trabalho entre poesia (os livros Penso Sujo e Cimo da Vila, colaboração nas revistas Avatar, Quebra-Noz e Pé-de-Cabra), crónica (jornais Público, Expresso e O Jogo), romance (O Voo Melancólico do Melro), teatro (Cabeças no Ar, Amor Solúvel, Missa do Galo, Fio de Jogo, Cânticos de Barbearia, o livro Três Peças em Volta de Canções e um Monólogo sobre Futebol), e canção. Como letrista, destacou-se em álbuns de Rui Veloso, Jafumega, Clã, Cabeças no Ar, Canto Nono com José Mário Branco, Estrada Branca com Mônica Salmaso e José Pedro Gil.

Conceição Evaristo

Convidada

Conceição Evaristo é escritora. Ficcionista e ensaísta. Mestre em Literatura Brasileira pela PUC/Rio, Doutora em Literatura Comparada pela UFF. A sua primeira publicação (1990) foi na série Cadernos Negros do grupo Quilombhoje. Tem sete livros publicados, entre eles o vencedor do Jabuti, Olhos D’Água (2015), cinco deles traduzidos para inglês, francês, espanhol e árabe. Prémio do Governo de Minas Gerais pelo conjunto de sua obra; Prémio Nicolás Guillén de Literatura pela Caribbean Philosophical Association; Prémio Mestra das Periferias pelo Instituto Maria e João Aleixo. Escritora homenageada em diversas Feiras Literárias, a mãe de Ainá — a sua menina especial – em 2019, teve três de seus sete livros escolhidos para o PNLD. Também foi a escritora homenageada da Olimpíada de Língua Portuguesa pelo Itaú Social. Lançou o seu Poemas da Recordação e Outros Movimentos em edição bilíngue (português/francês) no Salão do Livro de Paris e Olhos D’Água em francês pela editora Des Femmes. Foi homenageada pelo Prémio Jabuti ainda em 2019 como personalidade literária.

Daniel Oliveira

Convidado

Prémio Gazeta revelação em 1998, Daniel Oliveira trabalhou, entre outras publicações, no Diário de Lisboa, nas revistas Já e Vida Mundial, e no Diário Económico. Colaborou, coordenou e foi autor de programas de informação na RTP. Foi fundador e dirigente do Bloco de Esquerda e da candidatura Livre/Tempo de Avançar. É colunista do semanário Expresso desde 2005. Participa nos programas Eixo do Mal (SIC Notícias) e Sem Moderação (Canal Q), e escreve no jornal Record. É jornalista, alfacinha, português, cidadão de esquerda e incorrigível polemista.

Elvira Fortunato

Convidada

Elvira Fortunato é Vice-Reitora da NOVA e Diretora do Laboratório Associado i3N, Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação. Elvira Fortunato foi pioneira na investigação europeia sobre eletrónica transparente, nomeadamente transistores de película fina à base de semicondutores de óxido, demonstrando que estes materiais podem ser utilizados como verdadeiros semicondutores. É co-inventora do conceito de eletrónica de papel em todo o mundo: Paper-e®. Em 2008 ganhou uma Bolsa Avançada do Conselho Europeu de Investigação (ERC) com o projeto INVISIBLE e, em 2018, recebeu a segunda ERC, no montante de 3,5 milhões de euros, na área dos materiais e aplicações multifuncionais. A sua equipa de investigação explora novas propriedades em materiais multifuncionais avançados e sustentáveis, incluindo óxidos, bem como novos materiais eletrónicos, incluindo métodos alternativos de deposição, com o principal objetivo de desenvolver tecnologias e dispositivos ecológicos a serem utilizados e explorados na área da eletrónica de superfície inteligente, flexível e adaptável. É membro eleito da Academia de Engenharia (2008), Academia Europeia das Ciências (2016), Academia das Ciências de Lisboa (2017) e Academia Europaea (2019). Pertence ao Conselho de Curadores da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (desde 2014). Foi Conselheira Científica Principal da Comissão Europeia, entre 2016 e 2020. Coordena desde 2019 na Universidade NOVA o projecto SPEAR, uma plataforma europeia de apoio e implementação de planos para a igualdade de género em instituições do ensino superior.

Filipa Melo

Moderadora

Filipa Melo é escritora, crítica literária e jornalista. Ensina escrita de ficção há mais de uma década, a partir de um modelo único de conjugação de prática de exercícios e aquisição de noções técnicas e de história da literatura. Em 2017, criou a primeira pós-graduação em Escrita de Ficção, exclusivamente dedicada a este género. Faz também tutoria de escrita e avaliação de originais. Autora do romance Este É o Meu Corpo, traduzido em sete línguas, do livro de reportagens Os Últimos Marinheiros e do Dicionário Sentimental do Adultério, prepara atualmente uma biografia de Amália Rodrigues. Assina crítica literária e grandes entrevistas na revista LER, trabalha como ghostwriter, coordena e ministra a Pós-graduação em Escrita de Ficção da Universidade Lusófona e coordena as Residências Internacionais de Escrita da Fundação Dom Luís I (por onde passaram já Michael Cunningham, Olivier Rolin e Jonathan Coe). Mantém o blogue de crítica Coração Duplo.

Francisco Seixas da Costa

Convidado

Francisco Seixas da Costa nasceu em Vila Real, em 1948. Estudou no Porto e em Lisboa. Era militar no 25 de Abril. No ano seguinte, ingressou na diplomacia, onde ficou por 38 anos. Isso levou-o a viver da Noruega a Angola, de Londres a Nova Iorque, da Áustria ao Brasil. A sua viagem profissional acabou em Paris, como embaixador. Tinha sido a cidade onde, num dia dos anos 60, havia chegado de mochila às costas, à boleia. Passou por dois governos, na área dos assuntos europeus. Sobre esse e outros temas internacionais comenta hoje na comunicação social e publicou alguns livros. É consultor estratégico, dá aulas e, como hobby, alimenta um blogue diário, onde escreve sobre tudo e mais alguma coisa.

Hélder Gomes

Moderador

Hélder Gomes é jornalista do Expresso, tendo trabalhos publicados na revista Notícias Magazine e no jornal Público. Integra o painel fixo do podcast Dia de Reflexão e apresenta irregularmente um outro dedicado à música, o Coffee Breakz. Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e com mestrado em Estudos Internacionais pelo ISCTE — Instituto Universitário de Lisboa, é autor de uma tese sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa após a adesão da Guiné Equatorial. Faz trabalho de investigação sobre o protesto político em Angola. Trabalhou na Rádio ONU em Nova Iorque entre 2007 e 2008. Passou pelas redações da Euronews, em Lyon, e da Media Capital Rádios, em Lisboa, antes de integrar a equipa fundadora do Canal Q. Foi programador do festival internacional de cinema IndieLisboa entre 2016 e 2018.

Helena Teixeira da Silva

Moderadora

Helena Teixeira da Silva tem 43 anos, vive no Porto. É jornalista do Jornal de Notícias há 20 anos. Atualmente, desempenha a função de editora adjunta da Cultura. É autora do livro 751 dias — O tempo não consome a eternidade, sobre Paulo Cunha e Silva, vereador da Cultura entre 2013 e 2015, publicado em 2018, a convite da Câmara Municipal do Porto.

Itamar Vieira Junior

Convidado

Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador, Bahia, em 1979. É escritor e geógrafo, doutorado em Estudos Étnicos Africanos. Em 2019 publicou o seu primeiro romance, Torto Arado (Arado Torto), que venceu os prémios LeYa (Portugal), Jabuti e Oceanos.

Joana Lobo Antunes

Moderadora

John Banville

Convidado

John Banville nasceu a 8 de dezembro de 1945 em Wexford, na Irlanda. Utilizando por vezes o pseudónimo Benjamin Black, Banville tornou-se romancista e guionista. Reconhecido pela sua prosa precisa e pelo humor negro dos seus narradores, Nabokov descreveu-o como o «herdeiro de Proust» e Javier Marías considerou ser ele o autor que escreve melhor em inglês nos dias de hoje. O seu romance The Book of Evidence foi finalista do Man Booker Prize e venceu o Prémio Guinness Peat Aviation em 1989. O seu décimo quarto romance, The Sea, venceu o Man Booker Prize em 2005. Recebeu ainda o Prémio Franz Kafka (2011), o Prémio Irish PEN (2013), o Prémio Austrian State para Literatura Europeia (também em 2013) e o Prémio Príncipe das Astúrias (2014). Foi eleito membro da Royal Society of Literature em 2007.

Laura Niembro

Convidada

Socióloga de formação, jornalista por aventura, especialista em edição global em espanhol por vocação, Laura Niembro trabalha há 20 anos como Diretora de Conteúdos da Feira Internacional do Livro de Guadalajara. Desde que assumiu este cargo, coordena o equipa que torna possível o maior programa de conteúdos que existe no continente americano, tanto literário como académico e científico, com 1500 atividades que decorrem ao longo de 9 dias e são usufruídas por cerca de 150 mil leitores presenciais.

Luísa Costa Gomes

Convidada

Maria João Costa

Moderadora

Jornalista do Grupo r/com desde 1997, é desde 2008 responsável pela edição do programa semanal de informação cultural Ensaio Geral, na Rádio Renascença. Editou, entre 2006 e 2008, outro programa de caráter cultural, Primeira Fila. Como repórter, já acompanhou campanhas presidenciais e autárquicas. Foi uma das repórteres da Rádio Renascença durante a Expo ‘98. É licenciada pela Universidade Católica Portuguesa. Assinou os livros infantojuvenis Chamo-me… Beethoven, Chamo-me… Wagner e Grandes Invenções: A Rádio (todos pela Didáctica Editora). Venceu o Prémio Escritaria em Penafiel, na categoria Rádio, em 2012 com a reportagem O Mundo de Agustina e, no ano seguinte, o Prémio Especial Jornalista LER/Booktailors.

Marina Perezagua

Convidada

Marina Perezagua é licenciada em História da Arte pela Universidade de Sevilha. Deu aulas de língua, literatura, história e cinema hispano-americanos na The State University of New York, onde fez o seu doutoramento em Literatura. Depois de viver durante vários anos em França e trabalhar no Instituto Cervantes em Lyon, regressa a Nova Iorque, onde passou a viver de forma permanente depois de alguns anos a dar aulas na New York University. É autora dos livros de contos Criaturas Abisales e Leche. Depois destes primeiros livros de contos, publicou três romances: Yoro, Don Quijote de Manhattan e Seis Formas de Morrer no Texas. Está traduzida em nove línguas e o seu romance Yoro foi galardoado com o Prémio Sor Juana Inés de la Cruz 2016.

Milton Hatoum

Convidado

Milton Hatoum nasceu em Manaus, Amazonas, em 1952. Estudou Arquitetura em São Paulo. Viveu em Madrid e em Barcelona e fez pós-graduação na Sorbonne, em Paris. Regressou a Manaus em 1984, onde passou a lecionar Literatura Francesa na Universidade Federal do Amazonas. Foi também professor convidado na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Regressou a São Paulo em 1999. Na ficção, estreou-se em 1989 com o romance Relato de Um Certo Oriente, vencedor do Prémio Jabuti de Melhor Romance do Ano. Dois Irmãos, o seu segundo romance, foi adaptado para o teatro, banda desenhada e uma série de televisão. Com o romance Cinzas do Norte, venceu mais um Jabuti, além do Prémio Portugal Telecom e APCA, atribuído pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Tem ainda publicados uma novela — Órfãos do Eldorado — e um livro de crónicas — Um Solitário à Espreita. A Noite da Espera, primeiro volume da trilogia «O Lugar Mais Sombrio», ganhou o Prémio Intelectual do Ano (UBE) e foi finalista do Prémio Oceanos. Em 2019 publicou Pontos de Fuga, segundo volume da trilogia. Pelo conjunto da obra, recebeu o Prémio Roger Caillois (Maison de l’Amérique Latine/PEN Club da França). Na Companhia das Letras Portugal estão publicados Relato de Um Certo Oriente, Dois Irmãos e A Noite da Espera.

Onésimo Teotónio de Almeida

Convidado

Doutorado em Filosofia, Onésimo Teotónio de Almeida é Professor no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University, Estados Unidos da América. Autor de livros de crónicas e contos, na última década tem-se concentrado na publicação dos seus ensaios. O livro mais recente — O Século dos Prodígios. A ciência no Portugal da Expansão — recebeu quatro prémios, entre os quais um da Academia Portuguesa de História.

Rui David

Convidado

Em 2008, Rui David deixou a segunda mais bela profissão do mundo, a de jornalista, para se dedicar à mais bela de todas, altura em que começou a unir as pontas de uma carreira musical com nome próprio. Depois de 10 anos de muitos projetos (no teatro, em festivais, em auditórios, em bares) a solo ou em várias formações, surge a oportunidade de participar no Festival RTP da Canção de 2018 com o tema Sem Medo, de Jorge Palma. Nessa altura, a sua intenção remota de gravar um disco de originais ganha vida própria. Assim nasceu Contraluz, o seu primeiro trabalho, saído no final de 2019. Além de vários temas originais, traz canções inéditas de Carlos Tê, Manel Cruz, Miguel Araújo, Nuno Prata e, claro, o Sem Medo, de Jorge Palma.

Tito Couto

Moderador

Tito Couto fez a sua formação na Escola Superior de Jornalismo. Escreveu para o Jornal de Notícias (Público e Press Association). Ingressou na Booktailors, hoje The Book Company, em 2011, onde produziu dezenas de eventos literários nacionais e internacionais, entre os quais se destacam as presenças portuguesas na Feira do Livro de Bogotá em 2013, Guadalajara em 2018 e várias edições da Morabeza — Festa do Livro de Cabo Verde. Da sua obra enquanto autor fazem parte os títulos Algo Estranho Acontece, sobre António Zambujo e Miguel Araújo, e o livro infantojuvenil Eu Fiz Tudo Pra Você Gostar de Mim, uma biografia de Carmen Miranda.

Yann Martel

Convidado

Yann Martel nasceu em Espanha, em 1963, tendo-se naturalizado canadiano. Estudou Filosofia na Universidade de Trent, no Canadá, viajou muito e teve diversos empregos antes de começar a escrever. A Vida de Pi, publicado em mais de 50 países, valeu-lhe o Man Booker Prize de 2002, entre outros prémios, e vendeu até agora mais de 12 milhões de exemplares, tendo sido adaptado ao grande ecrã pelo realizador Ang Lee. A Presença publicou também o romance Beatriz e Virgílio, bestseller do New York Times, Washington Post e Boston Globe. Yann Martel vive em Montreal.

ic_fluent_arrow_reply_24_filledCreated with Sketch.
Voltar
Participar
ic_fluent_arrow_reply_24_filledCreated with Sketch.
Voltar
Parceiros