ic_fluent_arrow_reply_24_filledCreated with Sketch.
Voltar
Sobre
Confederação do Comércio e Serviços de Portugal – CCP


A CCP foi criada em 1976, como resultado do movimento associativo surgido após o 25 de Abril.
Congrega mais de cem associações, caracterizando a sua actuação, ao longo de mais de quatro décadas, pela defesa dos interesses dos seus associados dos sectores do comércio e serviços, nunca perdendo de vista a importância de contribuir para um país mais coeso do ponto de vista económico e social, um país plural e com ambição.
Tem como missão contribuir para o desenvolvimento do País, através de 3 vectores estratégicos: no seu papel de dinamizador do associativismo e do empreendedorismo no comércio e nos serviços; nos seus contributos no Conselho Económico e Social e em sede de Concertação Social, com vista ao desenvolvimento de um Contrato Social mobilizador e modernizador; no seu papel de interlocutor entre o mundo empresarial e os sistemas político, social e fiscal, nomeadamente junto do Governo e da Administração Pública, Cúpulas Associativas, Escolas e Universidades, e Comunidade financeira e empresarial.

Fórum dos Serviços:


O “Fórum dos Serviços para uma Especialização Inteligente da Economia Portuguesa” é constituído por associações, empresas e pessoas singulares, na base de uma adesão voluntária das mesmas.
Tem como objectivo contribuir para o estudo, a reflexão e o debate em torno do sector dos serviços, com especial incidência no papel que estes podem ter na economia globalizada do séc. XXI.
As acções a desenvolver pelo Fórum contemplam, em especial: a elaboração de propostas de política pública nos domínios com relevância para o sector dos serviços; a realização de estudos sobre o sector na perspectiva da inserção deste num “novo modelo económico” para Portugal;
a promoção de debates e encontros sobre temas com interesse para o sector; a organização de iniciativas e acções promocionais visando a divulgação junto dos mercados (com especial ênfase nos externos) de actividades e produtos com elevado potencial.

ic_fluent_arrow_reply_24_filledCreated with Sketch.
Voltar
ic_fluent_arrow_reply_24_filledCreated with Sketch.
Voltar
Oradores
  • Dia 25
  • Dia 26

É licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST) e doutorou-se na mesma área pela Universidade da Califórnia em Berkeley, com uma bolsa Fulbright.
É professor distinto do IST, presidente do INESC, administrador não executivo da Caixa Geral de Depósitos e investigador do INESC-ID.
Publicou três livros e mais de 150 artigos científicos em revistas e conferências internacionais da especialidade.
É membro da Academia da Engenharia e membro sénior do IEEE. Recebeu diversos prémios e distinções, entre os quais o prémio Universidade Técnica de Lisboa / Santander por excelência na investigação, em 2009.

Economista, investigador e consultor nas áreas da macroeconomia, economia internacional, europeia e portuguesa, política económica, competitividade industrial, política de cidades, estratégia empresarial e avaliação de programas e políticas públicas, estratégias de desenvolvimento económico, convergência e coesão territorial.
Consultor de várias instituições e agências nacionais e internacionais, e editor e membro de diversos conselhos editoriais de publicações técnicas especializadas, nacionais e estrangeiras. Foi Professor Catedrático convidado do ISEG (1972-2014), ao nível das licenciaturas e mestrados. Professor em Mestrados e cursos de pós-graduação em Portugal e no estrangeiro.
Exerceu os cargos de Secretário de Estado da Indústria e de Ministro da Economia entre 1995 e 1997.

É Conselheira da Divisão de Serviços e de Investimento em Comércio Internacional, na Organização Mundial do Comércio (OMC).
É licenciada em Economia pela Universidade de Bocconi, Itália, e tem um Mestrado do Colégio da Europa (Bélgica), bem como da London School of Economics, do Reino Unido. Trabalha na OMC desde 1998. Actualmente desempenha funções como Assessora do Conselho da OMC para o Comércio e Serviços.
Desempenhou diversas actividades de assistência técnica focada no comércio de serviços e em vários assuntos do Acordo Geral sobre Comércio e Serviços.
Publicou vários trabalhos sobre assuntos relacionados com o comércio de serviços, incluindo através da coordenação do WTO's 2019 World Trade Report -"The Future of Services Trade".

Licenciado em Economia pelo ISCEF em 1971 e doutorado em Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 2012.
Foi Sub Director Geral no DPP - Departamento de Prospetiva e Planeamento, entre 1995 e 2006, e posteriormente como Assessor Principal (entre 2007 e 2011).
Desde 2012 tem desempenhado funções de consultor da Fundação Calouste Gulbenkian Membro do IPRI-Instituto Português de Relações Internacionais. Colaborador regular do Instituto da Defesa Nacional desde 1986 e do Instituto Universitário Militar.
Publicou numerosos estudos e artigos publicados, nas áreas de economia internacional e geopolítica, prospetiva e estratégias de desenvolvimento.

Director-Executivo da “World Employment Confederation” (Confederação Mundial de Empregadores) desde 2005.
Licenciou-se no Instituto Francês de Estudos Políticos (“Sciences Po Paris”). É um analista do mercado de trabalho reconhecido a nível europeu e global. A sua visão futurista do trabalho está presente em vários livros (incluindo “The Ego Revolution at Work”), sendo regularmente convidado a intervir como orador em fóruns, auscultações e conferências.
É considerado um dos profissionais de Recursos Humanos mais influentes, a nível mundial.

Exerce atividades de consultoria e investigação nas áreas de política social, mercado de trabalho e assuntos europeus. Tem colaborado regularmente com o Fórum dos Serviços/CCP.
Entre 1988 e 2015, trabalhou na Comissão Europeia, onde foi Diretor nas áreas de legislação social e do trabalho, diálogo social, livre circulação de trabalhadores e coordenação dos sistemas de segurança social.
Foi Professor Auxiliar no Instituto Superior de Economia e Gestão. É licenciado em Economia e tem os graus de Master of Arts em Estudos Europeus Contemporâneos e de PhD em Economia, ambos pela Universidade de Reading.

É Professor na Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e no Curso de Pós- Graduação em Logística e Cadeias de Abastecimento no ISCTE.
É Consultor Sénior em Supply Chain Management e Logística e Coach Executivo Internacional e especialista nas áreas da Liderança, Motivação e Gestão da Mudança. Nos últimos 30 anos exerceu diferentes funções executivas em empresas nacionais e multinacionais no sector da Logística em Portugal, Espanha e Itália, como a Luís Simões, DHL e GEFCO.
É licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Geógrafo, investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, especialista em estudos urbanos e ordenamento do território.
Foi docente no departamento de Geografia da Faculdade de Letras de Lisboa, presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, consultor da OCDE, Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades e Pró-Reitor da Universidade de Lisboa.
É membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e dos Conselhos Gerais da Universidade de Évora e do Instituto Politécnico de Portalegre.

ic_fluent_arrow_reply_24_filledCreated with Sketch.
Voltar
Participar
ic_fluent_arrow_reply_24_filledCreated with Sketch.
Voltar
Feedback
Depois de seleccionar o idioma preferencial, coloque em pausa o vídeo que não pretende visualizar