Ativo 1
Voltar
A APCVD
A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) é um serviço central da administração direta do Estado, sob direção do membro do Governo com competência na área do desporto, que tem por missão a prevenção e fiscalização do cumprimento do regime jurídico da segurança e combate ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos, de forma a possibilitar a realização dos mesmos com segurança, conforme disposto no Decreto Regulamentar n.º 10/2018, de 3 de outubro.
A APCVD assume-se como uma entidade de referência na prevenção e combate à violência no desporto, bem como na implementação de uma abordagem integrada da proteção, segurança e qualidade dos serviços em espetáculos desportivos, conforme designado na Convenção de Saint-Denis, ratificada por Portugal em 2018, nomeadamente na identificação e promoção de referências ou boas práticas nacionais e internacionais, num contexto colaborativo multi-institucional.
Promove-se, deste modo, a elevação dos padrões de segurança dos espetáculos desportivos, recorrendo a mecanismos de cooperação e a uma intervenção conjunta e multidisciplinar, focada nos adeptos e na criação de condições que lhes permitam sentirem-se mais protegidos (safety), seguros (security) e bem acolhidos (service).
A APCVD inaugurou os seus serviços centrais em Viseu a 22 de julho de 2019, centralizando a atividade operacional no Departamento de Segurança dos Eventos Desportivos, que se subdivide na Divisão de Contraordenações e em duas equipas multidisciplinares: Equipa de Segurança dos Eventos Desportivos e Equipa de Prevenção, Educação e Serviços. A APCVD conta ainda com o apoio do seu Conselho Consultivo, órgão onde se encontram representadas as seguintes entidades: Instituto Português do Desporto e Juventude, Ministério da Administração Interna, Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Comité Olímpico, Comité Paralímpico, Confederação do Desporto, Ponto Nacional de Informações sobre Desporto e Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.
Missão
A APCVD enquanto entidade de referência na capacitação de profissionais em matérias de prevenção e combate à violência no desporto, segue uma abordagem integrada da proteção, segurança e qualidade dos serviços em eventos desportivos.
A missão da Conferência é possibilitar o acesso a matérias técnicas e específicas na área da segurança, da proteção e da hospitalidade em eventos desportivos, através da partilha do conhecimento de profissionais nacionais e internacionais de referência na área.
Metas
Promoção das boas práticas nacionais e internacionais em eventos desportivos, num contexto colaborativo multi-institucional.
Elevação dos padrões de segurança dos espetáculos desportivos a nível nacional.
Abordagem à proteção do desporto enquanto atividade integradora e de coesão, de valores éticos, respeito e tolerância.
Impactos
Vivência compartilhada entre profissionais e interessados na área; sensibilização do público em geral e a comunidade para a segurança, proteção e serviços nos eventos desportivos.
Espaço de apresentação de ideias novas e desafiadoras.
Expansão de perspetivas culturais e fortalecimento do orgulho comunitário.
Ativo 1
Voltar
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL
Proteção, Segurança e Serviços nos Eventos Desportivos
TEMA
Não é um evento desportivo, mas sobre desporto.
Safety, Security and Service nos espetáculos desportivos.
LOCAL
Cidade de Viseu
DATA
Setembro 2023
Ativo 1
Voltar
Ativo 1
Voltar
BREVEMENTE
Ativo 1
Voltar
Inscrições brevemente
Ativo 1
Voltar
BREVEMENTE
Não Perca
Lançamento e apresentação do curso ProS4 em Portugal.
Apresentação do Relatório de Análise da Violência associada ao Desporto (RAViD).
Dinamização da rede nacional de gestores de segurança.