Sobre
Os alunos do 10º ano do Curso de Técnico de Operações Turísticas da Escola de Comércio do Porto estão sensíveis ao impacto da pandemia nas suas vidas. Há futuro para um aluno do Curso de Turismo? Que medidas estão a ser tomadas?
Convidaram o Presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, o Vereador da C.M. Viseu, enquanto impulsionador do Cubo Mágico – uma resposta cultural positiva em tempo de pandemia, e o mentor da turma, também responsável de turismo da Real Companhia Velha, para um diálogo franco e construtivo.
Oradores
Moderadora - Ana Mestre
Diretora da Escola de Comércio do Porto
Licenciatura e Mestrado em Sociologia na Universidade do Porto.
Doutoranda em Estudos em Comunicação para o Desenvolvimento na Universidade Lusófona do Porto.
Diretora na Escola de Comércio do Porto desde 2007
Professora no Ensino Superior desde 1994.
A comunicação de marketing e a inovação na educação são os seus maiores interesses. Muito focada nos seus objetivos, é capaz de mobilizar recursos e ideias sobre projetos que desenvolve e lidera.
Luana Santos
Aluna do 10º Turismo
Com 15 anos, é aluna do curso de técnico de operações turísticas da Escola de Comércio do Porto. Tem o sonho de ser comissária de bordo e viajar pelo mundo, conhecer novas culturas e pessoas.
Nos tempos livres gosta de dançar, ver séries e vídeos no youtube, cuidar de si mesma, criar conteúdo para as redes sociais e passear com as amigas. Adora ir à praia e a parques, ver o pôr sol e desenhar.
Neste painel, representa a sensibilidade da turma no que respeita ao impacto da pandemia na sua vida futura.
Luís Pedro Martins
Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal
Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, tem uma longa carreira profissional e de intervenção cívica.
Foi deputado na Assembleia da República, em duas Legislaturas, tendo ainda desenvolvido trabalho de Assessoria a membros do Governo. Foi durante 4 anos o responsável pela Comunicação e Marketing da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Entre 2014 e 2019, foi Diretor Executivo da Torre dos Clérigos, conseguindo durante este período um crescimento notável no número de visitas a este ícone da cidade do Porto.
Com uma longa experiência nas áreas do Marketing e da Comunicação, onde é autor de mais de uma centena de campanhas, Luís Pedro Martins estendeu a sua atividade a diferentes áreas, como o ensino de Marketing, na Porto Business School.
Tem uma enorme paixão pela região e permanece fiel aos princípios regionalistas, que sempre nortearam a sua intervenção pública.
A presidência do Turismo do Porto e Norte de Portugal é o seu novo desafio, numa altura em que o setor continua a afirmar-se como absolutamente decisivo na economia nacional.
Jorge Sobrado
Vereador da Cultura da C.M. Viseu com o pelouro da Cultura entre Out. 2017 e Fev. 2021
Nascido em 1976, no Porto, é licenciado em Ciências da Comunicação e tem dedicado a sua vida profissional a projetos e serviços de comunicação pública e marketing territorial, Cultura, Património e Turismo, desenvolvimento local e regional, e funções de assessoria de comunicação política.
Entre Outubro de 2017 e Fevereiro de 2021, foi Vereador da Cultura e Ciência, Património, Turismo e Marketing Territorial do Município de Viseu, Diretor da associação de city marketing "VISEU MARCA" e Presidente da Assembleia Geral da VISEU NOVO, Sociedade de Reabilitação Urbana de Viseu.
Nesse contexto lançou projetos e serviços como o "VisitViseu.pt", o "Museu de História da Cidade" e o Polo Arqueológico de Viseu (com contrato de delegação de competências da Direção-Geral do Património Cultural), e foi responsável pela criação e programação de diversos eventos, como o festival literário "Tinto no Branco" e o Festival de Street Art de Viseu "Tons da Primavera".
Desde 2016 e até 2021, foi ainda Gestor da Feira de São Mateus, em Viseu.
Ao longo dos anos, conquistou prémios de comunicação, criatividade e qualidade.
É formador em Comunicação de Políticas Públicas, Marketing Territorial, Protocolo e Organização de Eventos.
João Castro
Mentor do 10º Turismo e Responsável de Turismo da Real Companhia Velha
Após uma década de trabalho ao serviço de uma das mais prestigiadas empresas de cruzeiros marítimos internacionais, Princess Cruises, tomou a decisão de regressar a Portugal.
Por esta altura, surgiu o convite da Real Companhia Velha para assumir o cargo de Responsável da sua área turística, mais concretamente as atividades nas caves de vinho do Porto.
10 anos volvidos, graças a todo o rigor, trabalho e dedicação, foi convidado pela Escola de Comércio do Porto, para se tornar mentor do 10º Ano de Operações Turísticas, apoiando profissionalmente jovens aluno(a)s, os futuros profissionais do sector. Um projeto de que se orgulha e no qual continua a participar com muita dedicação.